se vai ao longe? ou nunca se chega? Em terras do Índico, vamos abrandar...
02
Ago 11
publicado por devagar, às 15:02link do post | comentar |

... devagar, como tudo o que por aqui acontece.

Com (até ver) uma única excepção: o fim do mês, que é sempre de grande alvoroço, com muito movimento nas ruas desta cidade. Depois tudo volta à normalidade lenta do dia-a-dia sempre mais ou menos igual.

Os vencimentos aqui pagam-se no dia 30 ou 31, conforme os dias que o mês tem, e quando o último dia é num Domingo ou Feriado, como aconteceu neste mês de Julho, então os vencimentos pagam-se no dia 1. Um esquema muito rígido, mas os moçambicanos gostam das coisas bem definidas...disso tenho exemplo flagrante cá em casa pela forma sempre idêntica e pouco criativa com que a Felismina se atira à cozinha e se falta um ingrediente, por mínimo que seja, tipo folha de louro, já a tenho ao pé de mim com cara de caso como se tivesse que enfrentar um problema do tamanho do mundo...

E no dia santo do ordenado são filas intermináveis nas Caixas ATM. E palmilham-se as distâncias necessárias que a malta aqui é extremamente fiel ao seu balcão, se não o for paga taxas bastante mais altas, incompatíveis com os magros salários, mas isto são coisas dos países em desenvolvimento, porque no desenvolvido reino dos Tugas ninguém as paga, e por lá a malta refila imenso sem saber que está até muito bem, comparativamente às realidades daqui.

Também é dia de grandes bebedeiras, acidentes de automóvel e alta actividade dos carteiristas, num esquema também rigido, como os moçambicanos tanto gostam.

Aqui em casa optámos por pagar na 6ªfeira dia 29, para sossego nosso e grande alegria (e alívio) da Felismina.

Ando naquela fase em que tudo faço para evitar o stress - algo que os moçambicanos praticam muito bem, excepto nesta concentração de pagamentos e levantamentos do último dia do mês.

Eu estou a fazer tudo devagar.

tags:

é impressionante mesmo o alvoroço criado na cidade em dia de pagamento!

e estou na mesma fase que você: aprender com os moçambicanos a não se estressar com naaaaaada. :o)
Renata a 5 de Agosto de 2011 às 11:30

stress mata...
;)
devagar a 5 de Agosto de 2011 às 12:31

adorei conhecer este blog, escrito em português, sobre a terra que me viu nascer. já o li de uma ponta à outra e gosto da forma como analisa os assuntos e temas sobre os quais escreve. vou aí com alguma frequência e maputo é assim mesmo.
juana a 5 de Agosto de 2011 às 23:19

E é uma permanente descoberta. Vivo cá há um ano e tenho vindo a apreciar este life style devagar.
devagar a 6 de Agosto de 2011 às 06:32

Networkedblogs
mais sobre mim
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
16
18
19
20

21
22
23
24
26
27

28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
URL
http://devagar.blogs.sapo.pt
Follow luisa385 on Twitter
clustermaps
Live Traffic Feed
blogs SAPO