se vai ao longe? ou nunca se chega? Em terras do Índico, vamos abrandar...
16
Set 11
publicado por devagar, às 15:26link do post | comentar |

No dia 25 deste mês é feriado em Moçambique, festeja-se o Inicio da Luta Armada da Libertação. Por ser um Domingo, segunda-feira não se trabalha, senão não seria feriado. Neste ano para além dessa comemoração, a IURD, que aqui tem grande expressão, fez dessa data o DIA D, dia da decisão e encheu a cidade de propaganda, criando enorme expectativa.

Não faço muitos comentários por respeito às decisões de cada um em matéria de fé.

No site a IURD podemos ler que "no dia 26 de Setembro, às 9h da Manhã, acontecerá a maior concentração de fé que já houve em Moçambique, contando com 3 estádios em Maputo e outros 10 espalhados por todo o país. O Dia D será o Grande Dia da Decisão para a vida de todos que quiserem participar".

Aqui em casa a Felismina anda envolvidíssima nos preparativos, com reuniões tardias e stress por escassearem os chapas àquelas horas. A D.Felismina, como lhe chamam nestas reuniões, tem a seu cargo a equipa que vende soft drinks e snacks no Estádio do Zimpeto, o maior da cidade. Tudo se combina, incluindo cores e feitios das 'camisetes' com a foto do bispo Macedo (que vem do Brasil para ajudar à decisão) que toda a equipa irá vestir, os preços que vão ser praticados, que têm de ser justos e tutti-quanti, ao mesmo tempo que se lêem passagens da Bíblia que fazem sentido no contexto da preparação. E canta-se, muito e alto, e no dia seguinte repete-se a dose toda a manhã na minha casa -  porque tudo isto é manifestação de enorme alegria.

A Felismina trouxe-me convites para a bancada VIP do estádio do Zimpeto, que ela sabe que eu não gosto de multidões. Eu declinei porque nesse fim de semana vamos a Joanesburgo, e não lhe disse que se estivesse na cidade também não iria, para não ver a tristeza estampada nos olhos dela. Sugeri-lhe que levasse os convites para quem quisesse ir, e ela ficou contente por porque há tanta gente que quer ir para a bancada VIP.

 

 As igrejas aqui - e há tantas igrejas evangélicas pelos bairros mais pobres - têm um muito significativo e importante papel de contenção social, na linha da conquista da felicidade eterna através da aceitação da precariedade desta vida de sacrifício, e uma capacidade de mobilização impressionante. A IURD tem uma máquina de propaganda que vai exactamente ao encontro das necessidades de valorização e capaciatção dos seus fiéis, cf. o video que aqui deixo.

Quem estudou a Reforma da Igreja no século 16, que é o meu caso, não pode deixar de reparar nas imensas semelhanças com os dias de hoje, quando verifica a proximidade destas igrejas da enorme massa de fiéis. Também não pode deixar de comparar a simplicidade do que se vive aqui com a intelectualização excessiva da Igreja de Roma que cria um abismo quase intransponível entre os instruídos e os outros, que são a maioria.

E tanto mais poderia ser dito...

Apenas quero partilhar pensamentos que se enraízam à medida que vou penetrando neste life style de gente que tem tão pouco e que vive o dia-a-dia com uma alegria que eu não encontrei em lado nenhum da Europa, por onde tenho viajado bastante.

Vou pensando devagar.

 

tags:

"Quem estudou a Reforma da Igreja no século XVI..."

A igeja como instrumento para acalmar os nativos... sempre que os "natives are restless..."

Não me surpreende, embora eu tivesse tido a oportunidade de conviver com outra facção da Igreja Evangélica: a que deu bolsas de estudo a jovens (Mondlanes, Chissanos, Macheles, Simbines), e outros para a Europa onde aprenderam a liberdade de pensamento a igualdade de direitos... coisa de que o governo de então não gostava mas tolerava porque talvez houvesse contas nos bancos da Suiça... ou porque nada podiam fazer contra os factos...
nando a 4 de Julho de 2012 às 16:02

Networkedblogs
mais sobre mim
Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30


pesquisar neste blog
 
URL
http://devagar.blogs.sapo.pt
Follow luisa385 on Twitter
clustermaps
Live Traffic Feed
blogs SAPO