se vai ao longe? ou nunca se chega? Em terras do Índico, vamos abrandar...
20
Nov 11
publicado por devagar, às 15:47link do post | comentar |

Tenho viajado bastante, com desconfortos como acordar às 3 da manhã, apanhar frio e chuva, mas também com disponibilidade para ouvir, para dar atenção ao que se faz e se passa à minha volta, ao que se pensa, se diz, se come, se cheira ... um grande cansaço que tem tido várias compensações, que me ajudam a estar, a ser e a não julgar fora do contexto e do correspondente quadro de valores.


Uma enorme aprendizagem que me renova.

Para além de se gerir as expectativas e frustrações, investe-se na descoberta, deixa-se a nossa zona de conforto, aposta-se na interacção com a diferença. Sem preconceitos e com os sentidos todos alerta.


Venho do Chipre (de que falarei mais tarde) e antes estive no Kosovo. Ainda estou a absorver tanta informação que me entrou pelos olhos, pelos sabores, pelos sons. Esqueci já o desconforto do frio, do cansaço e das esperas.

Sinto-me mais gente.

Faço várias comparações, que me permitem arrumar as ideias e compreender que o desenvolvimento é um processo. Lembro o magnifico livro de David Lowenthal, The past is a foreign country, que analisa o papel dinâmico do conhecimento do passado a dar sentido à nossa vida e  coerência à nossa narrativa. Compreendo como a consciencialização deste processo me tem ajudado a viver no Maputo, a não ter nem a critica fácil nem a conclusão e a certeza prontas após a primeira impressão.

Penso devagar.


E quando percebo o meu percurso, quando me lembro como era o Portugal da minha juventude, e como eu era nesse contexto, das expectativas que tinha e da forma como pensava vir a ser a minha vida, quando me invisto inteira nas viagens que faço, compreendo que o passado é mesmo um país estrangeiro, que vai fazendo sentido à medida que nos construímos...devagar.

 


Networkedblogs
mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25

27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
URL
http://devagar.blogs.sapo.pt
Follow luisa385 on Twitter
clustermaps
Live Traffic Feed
blogs SAPO