se vai ao longe? ou nunca se chega? Em terras do Índico, vamos abrandar...
25
Ago 10
publicado por devagar, às 06:38link do post | comentar

 

No mundo mais desenvolvido, está hoje na moda o baby sling, que a mulher africana usa há séculos para carregar - com o conforto possível - o bébé, primeiro de frente, depois de lado e depois às costas, conforme vai crescendo. Aqui o sling é uma simples capulana, que normalmente tem 1,10 de largo por 1,90 de comprido.

 

 

Em Moçambique é-se mãe muito cedo, e vê-se muitas vezes mulheres muito novas com o filhote às costas.

Os bebés aqui são fantásticos, andam por todo o lado, embalados, contentes e não choram. Fazem um todo amarrados às mães.

 

 

Basicamente, usa-se este sling desde tempos imemoriais por toda a zona do Índico.

 

 

É muitas vezes em cima de uma capulana que se dá o parto. A capulana serve para muitas coisas, desde o sling, a lençol, colcha, toalha de mesa, cortina, almofada, a manta de chão, para proteger da chuva e do sol e até do frio.

Mulher africana que se preze tem várias, recebe-as como presente em situações específicas da vida, e sabe usá-las no dia-a-dia e em situações formais; gosta de padrões novos, de variedade, de cores. Dependendo de onde vem, a mulhar africana prefere quadrados, flores, desenhos geométricos, estas ou aquelas cores. A capulana completa-se com o lenço na cabeça, faz conjunto.

A capulana lava bem, não deita tinta, é de algodão de boa qualidade.

A capulana custa barato. (O sling uma fortuna, comparativamente)

 

 

Sem capulana África não seria África;por si só, a capulana é fonte de muita informação, que se aprende devagar.


Eu vi tantas tantas mulheres com os filhotes às costas, quando estive ai!! Assim é que eles estão bem, encostados às mães, embalados pelo andar delas, e elas nem parece que estão a carregar as crias... muito interessante. Neste mundo, onde me encontro, há as mil e umas maxicosis, todas para lás dos 300€ e ai de quem não as tenha...viva o mundo do consumo!!!!
Muito Mais Branco a 26 de Agosto de 2010 às 12:06

mais sobre mim
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
19

23
27
28

30
31


pesquisar neste blog
 
Follow luisa385 on Twitter
blogs SAPO