se vai ao longe? ou nunca se chega? Em terras do Índico, vamos abrandar...
07
Out 10
publicado por devagar, às 07:03link do post | comentar |

Chove no Maputo - o Verão está a chegar.

Aqui a chuva e o calor estão juntos e o tempo seco é mais fresco, chamam-lhe inverno, e dizem que está frio, mas continuam vestidos de t-shirt de manga curta e chinela no pé.

De facto por vezes faz frio, em Julho e Agosto, as mínimas baixam bastante e há sempre um vento muito irritante. Em Setembro começa a aquecer e o vento sopra mais forte, depois vem Outubro e as primeiras chuvas e o vento transforma-se em brisa, suave retemperadora das temperaturas muito altas que vêem a seguir. É o ritmo do Índico e das monções, que aqui chegam mais brandas - devagarinho.

Hoje amanheceu com chuva. Ficou tudo na mesma, ninguém refilou, ninguém se incomodou. Chinelas, mangas curtas, t-shirts - quase não se vêem chapéus de chuva, gabardines nem existem nestas paragens...

A temperatura não se altera, e o pó, o terrível pó encarniçado de Maputo, que o vento teima em trazer diariamente para dentro de nossa casa (não se pode viver de janela fechada, falta-nos o ar) esse dá-nos tréguas.

Daqui a pouco pára, o sol abre, até estalarem as pedras da calçada e quem acordar tarde nem sabe o que se passou pela manhã. E pode ir até à praia.

Sempre devagar.

Um dia como os outros na praia da Marginal

tags: , , ,

Networkedblogs
mais sobre mim
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
16

17
18
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


pesquisar neste blog
 
URL
http://devagar.blogs.sapo.pt
Follow luisa385 on Twitter
clustermaps
Live Traffic Feed
blogs SAPO