se vai ao longe? ou nunca se chega? Em terras do Índico, vamos abrandar...
15
Out 10
publicado por devagar, às 09:54link do post | comentar |

Esta cidade tem muitas cidades dentro. Algumas de costas totalmente viradas. Ainda nem percebi bem quantos maputos terá Maputo, mas são muitos.


Há o Maputo capital da ex-colónia, onde ficaram construções que sendo ex-líbris de um tempo que já passou, o são também do tempo que decorre agora.  E restam fantasmas de sonhos megalómanos, como o do restrito portugal das touradas. A Monumental Praça de Touros do Maputo (em rigor - Lourenço Marques): quem nela aplaudiu os trajes de luces vindos da Metrópole dirá que então fazia muita falta - opiniões que hoje são polémicas. Construção que retrata a erosão que a história faz às megalomanias. A praça de touros é hoje local onde muitos se abrigam, qual colmeia, onde não se recomendam visitas, onde há comércio informal a toda a volta, muito movimento popular ... e que vai levar anos a demolir ou reabilitar.

Foi cenário das cenas finais do filme A Intérprete com a Nicole Kidman e o Sean Penn . A actriz quando esteve por cá em 2005 estava apavorada com o que via à sua volta.

Coisas de quem não vê para além da primeira impressão? ou será o contrário?

Ao lado deste edifício, fantasma de um Portugal que já não é, existe um hipermercado sul-africano com o incontornável complexo de lojas que todos os hipers compreendem, frequentado transversalmente por quase todos os grupos sociais: o Shoprite. Ao lado deste, ainda em frente à praça de touros, um descampado a que se chama, sugestivamente,  Jardim da Paz.

Quem vive por cá, na rotina esmagadora dos quotidianos difíceis, habituou-se a olhar e não ver.

Surpreende-me sempre este convívio dos dois complexos, separados por uma rua, que aqui representa um mundo - intransponível?

Há outros Maputos, que vou observando devagar.


Networkedblogs
mais sobre mim
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
16

17
18
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


pesquisar neste blog
 
URL
http://devagar.blogs.sapo.pt
Follow luisa385 on Twitter
clustermaps
Live Traffic Feed
blogs SAPO