se vai ao longe? ou nunca se chega? Em terras do Índico, vamos abrandar...
12
Jan 11
publicado por devagar, às 18:51link do post | comentar |

Prestes a rumar a sul. Os sentimentos contraditórios das partidas. As malas com peso limitado e estiva difícil.

Nada de novo.

Hoje, a ultimar ajudas a familiares, entrei num grande espaço, um dos muitos que existem neste pequeno país. Enquanto aguardava resposta na recepção de entrada, reparei no esforço (exagerado?) de uma menina que pretendia que todos os clientes daquele espaço, logo à entrada, dessem dinheiro para a causa que representava. Havia música, ar condicionado, a menina apresentava-se com uma imagem cuidada.

Não gostei.

Achei mesmo uma violência (a roçar a promiscuidade?) que no local onde se entra para gastar dinheiro, alguém nos peça parte do dito, apelando a sentimentos de culpa, por se ter quando tantos há que não têm. Perguntei-me porque a administração do espaço permitia este assalto ao consumidor? Interroguei-me se seria  para passar a ideia de que naquele espaço havia uma consciência cívica de ajuda ao próximo, mas à custa da chateação ao cliente que entra no espaço?

Não sei.

Por cá, senti-me todos os dias bombardeada por uma neurose colectiva, que se liga à crise económica, à falta de dinheiro, ao aumento dos impostos, à falta de horizontes, ao FMI, ao desemprego, aos preços a subir, etc. A escassos dias do Maputo, não posso deixar de pensar na pobreza moçambicana e na alegria colectiva de um povo que anda devagar, e no bem que me vai fazer ver o pobre a pedir, ajudá-lo sem ter por intermediária uma menina pintada, com unhas de gel, muito rímel, sapatos de salto alto e muito descaramento.


... pois... apetece-me! Já me sinto assim... há muito!...
Anónimo a 4 de Dezembro de 2011 às 21:29

Networkedblogs
mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

17
18
19
22

23
24
25
27
28
29

30


pesquisar neste blog
 
URL
http://devagar.blogs.sapo.pt
Follow luisa385 on Twitter
clustermaps
Live Traffic Feed
blogs SAPO